Meia Maratona de Campinas – 23/03/2014


Conforme comentei no post anterior, participei da Meia Maratona Amil de Campinas. Esse é o segundo ano consecutivo que participo (a prova está na 4ª edição). A Meia de Campinas é uma prova difícil, por conta das variações de altimetria e uma pirambeira pesada no km 19, quando o cansaço acumulado da prova dificulta ainda mais a subida que já é difícil.

Por sorte, a largada foi às 07:00 da manhã. Era um domingo agradável, o céu nublado e temperatura boa para correr (uns 18ºC). Durante a prova o sol apareceu em alguns instantes, mas não chegou a me incomodar… além do mais, a prova é bem organizada e providenciou postos de hidratação a cada 3 kms (no total foram 7 postos, contando com o que havia logo após a linha de chegada). A única ressalva (ou ponto negativo) foi a ausência de isotônicos… em uma prova de 10 kms (a Meia de Campinas permite inscrição nas duas distâncias), ainda vá lá… mas não ter isotônico em uma prova de 21 kms eu acho um erro. Por sorte, eu havia levado um carboidrato em gel (que consumi por volta do km 12), para suprir um pouco de energia.

Como eu já vinha comentando aqui no blog, não treinei adequadamente para essa prova. O começo do ciclo de treinos (8 semanas) até foi bem, eu estava conseguindo treinar com boa frequência e volume. Mas depois, por conta principalmente da minha mudança de empresa/emprego, tive dificuldades em manter a planilha.

Por isso, cheguei para essa prova sem muitas expectativas. Desejava apenas terminar bem e, se possível, com um tempo igual ou não muito acima da minha participação no ano anterior (1h56′).

Para piorar, por volta do km 5 comecei a sentir um incômodo no calcanhar do pé direito. Pelo tipo de incômodo, na hora pensei que deveria ser uma bolha. Ao final da prova, quando tirei o tênis, de fato era uma bolha. Eu até protegi os calcanhares e alguns dedos dos pés com microporo, mas mesmo assim os tênis machucaram (foi a primeira vez que corri uma prova com o Mizuno Wave Prorunner 16, que comprei no início do ano… já havia feito alguns treinos com o tênis, mas ainda não havia corrido uma prova, muito menos uma distância mais longa assim).

No decorrer da prova, conforme fui avançando os kms e registrando meus tempos parciais (tabela abaixo), percebi que talvez eu conseguisse não apenas igualar minha marca anterior, mas provavelmente eu iria baixar meu tempo.

Imagem

E assim aconteceu. Fechei com tempo líquido de 1h49’02”, baixando 7 minutos do meu tempo do ano passado. Classificação: 349º de 1110 participantes no geral masculino. Esse resultado me deixou bastante contente. Mesmo que eu não tenha treinado adequadamente (cumprindo pouco da planilha), mesmo assim consegui ser mais rápido. Talvez seja um reflexo do lastro de treinos acumulados (do ano passado para cá) que, mesmo após um período de baixa intensidade de treinos, ainda me permite manter um certo preparo. E, se mesmo sem estar bem treinado eu consegui baixar meu tempo na Meia de Campinas, quem sabe se eu conseguir retomar os treinos com disciplina eu consiga também baixar meu recorde pessoal na meia (1h40′) e terminar bem minha primeira maratona.

Meia Maratona Amil de Campinas: 23/03/2014 – Pelo registro do meu Garmin, a distância percorrida foi 21,48 kms (e pude confirmar isso com alguns outros colegas que também participaram e mediram a distância com seus GPS – variando de 21,5 a 21,6 kms). Tempo: 1h49’01” (mais de 7 minutos abaixo do meu tempo nessa mesma prova em 2013). Classificação: 349º de 1110 participantes no geral masculino. Frequência média de 178 bpm (93% da FCmax). Ganho de elevação: 233m. Mais detalhes dessa prova pelo Garmin Connect.

Imagem

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

2 comentários sobre “Meia Maratona de Campinas – 23/03/2014

Deixe seu comentário